Dicas
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Mapa do site
   
 
 

P3. O que significa o grau térmico de uma vela?

Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. O grau térmico é a medida da quantidade de calor dissipado.


 

 

Tipo Quente

É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.

 

 

 

Tipo Frio

É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.

 

 

 

NOTA

É essencial usar uma vela especificada ao seu motor, que está adequada as mais diversas condições de uso.

O que ocorre quando é instalada uma vela com grau térmico incorreto:

• Aplicação de vela mais fria:
A temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faíscas.

• Aplicação de vela mais quente:
A temperatura da vela se mantém elevada devido a dissipação de calor não ser adequada para esse motor, nessa situação ocorre uma combustão anormal (pré-ignição); pode causar fusão dos eletrodos da vela, assim como também pode travar e/ou furar o pistão.

 

 

 

align="top">