NTK:
A maior fabricante de Sonda Lambda (Sensores de Oxigênio)
do mundo
Todos
concordam que a quantidade de poluição produzida pelos
motores dos veículos deve ser reduzida. Para incentivar isto,
os governantes de vários países têm introduzido
progressivamente legislações cada vez mais rígidas
em relação à emissão de poluentes.
O
catalisador de três vias é o meio mais comumente usado
pelos fabricantes de veículos para reduzir a emissão de poluentes. Este sistema converte os principais poluentes do
gás de escape em gases menos nocivos. Entretanto,
o catalisador funciona de forma eficiente apenas se a mistura ar/combustível
puder ser mantida dentro de uma estreita faixa próxima ao ponto estequiométrico (=1). Aí é
que entra a Sonda Lambda.
A
Sonda Lambda detecta continuamente o teor de oxigênio no gás de escape e informa a ECU (Unidade de Controle Eletrônico) sobre a condição de mistura ar/combustível do veículo. A ECU utiliza esta informação para decidir se é necessário alterar a mistura para atingir uma condição ideal (veja diagrama). Isto é conhecido como controle realimentado (closed-loop), pois o sinal de saída do sensor realimenta o controlador (ECU) que pode então controlar corretamente o sistema de mistura ar/combustível, proporcionando uma ótima e eficiente conversão catalítica e reduzindo em conseqüência a emissão de poluentes. Ao mesmo tempo garante uma boa dirigibilidade.
Os sensores de oxigênio NTK são testados um a um para garantir os mais altos níveis de qualidade.
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