Uma importante característica do elemento de zircônio é que
ele se torna condutor de íons de oxigênio a uma temperatura acima
de 300°C, gerando uma tensão elétrica. Esta tensão elétrica
é gerada se houver uma diferença na concentração de
oxigênio entre a parte interna e a externa do elemento. Uma tensão
próxima a zero é gerada se a mistura ar/combustível for pobre
( > 1) e uma tensão
próxima a 1V se ela for rica ( < 1).
Quando
a mistura ar/combustível se aproxima da relação
ideal (estequiométrica;
= 1) existe uma variação brusca na tensão gerada,
entre 0 e 1 V.
A
ECU usa a tensão produzida pela Sonda Lambda para gerenciar a mistura de combustível.
Visto que o sensor apenas produz a tensão quando o elemento
está acima de 300ºC, o gás de escape leva algum tempo
para aquecer o elemento a esta temperatura, após o motor
ter sido acionado. Para reduzir o tempo que leva para o sensor começar
a funcionar, muitos sensores hoje em dia, possuem um aquecedor interno
de cerâmica. Estes sensores têm 3 ou 4 fios condutores.
Os aquecedores de cerâmica NTK utilizam nossa longa experiência
na tecnologia de filme espesso multicamada, assegurando alta performance
e confiabilidade.
Sensor
de Oxigênio dos Gases de Escape de zircônio
Este
sensor é altamente confiável, mesmo em condições
de utilização severas. Tem rápida resposta
e é do tipo compacto.
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Sensor
de Oxigênio dos Gases de Escape de zircônio aquecido
Um aquecedor cerâmico inserido no sensor aquece o seu interior, permitindo
que ele possa ser utilizado numa faixa maior de temperatura dos gases de escape.
Devido ao aquecedor, o início de funcionamento é mais rápido
que o do tipo EGO (sem aquecedor) e possui uma menor variação
das suas características.
Sensor
de Oxigênio dos Gases de Escape de zircônio aquecido
e massa isolada
Este sensor possui um fio adicional para o sinal de massa em relação
ao sensor convencional com aquecedor (HEGO). A estabilidade do sinal é
assegurada pela total isolação entre o terra do sensor e a carcaça
metálica externa, através de uma cerâmica especialmente
projetada. Isto garante maior vida útil à sonda, pois elimina
possíveis falhas proveniente de oxidação entre o escapamento
e a sonda.
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